1.8 - Glossário
resolução de problemas
O processo de formular um problema, encontrar uma solução e expressá-la.
linguagem de alto nível
Uma linguagem de programação como Python, que foi criada com o intuito de ser fácil para os humanos escreverem e lerem.
linguagem de baixo nível
Uma linguagem de programação criada para o computador executar com facilidade; também chamada de “linguagem de máquina” ou “linguagem assembly”.
portabilidade
A propriedade de um programa de poder ser executado em mais de um tipo de computador.
interpretador
Um programa que lê outro programa e o executa.
prompt
Caracteres expostos pelo interpretador para indicar que está pronto para receber entradas do usuário.
programa
Conjunto de instruções que especificam uma operação de computação.
instrução print
Uma instrução que faz o interpretador do Python exibir um valor na tela.
operador
Um símbolo especial que representa uma operação de computação simples como adição, multiplicação ou concatenação de strings.
valor
Uma das unidades básicas de dados, como um número ou string, que um programa manipula.
tipo
Uma categoria de valores. Os tipos que vimos por enquanto são números inteiros (tipo int), números de ponto flutuante (tipo float) e strings (tipo str).
inteiro
Um tipo que representa números inteiros.
ponto flutuante
Um tipo que representa números com partes fracionárias.
string
Um tipo que representa sequências de caracteres.
linguagem natural
Qualquer linguagem que as pessoas falam e que se desenvolveu naturalmente.
linguagem formal
Qualquer linguagem que as pessoas criaram com objetivos específicos, como representar ideias matemáticas ou programas de computador; todas as linguagens de programação são linguagens formais.
símbolo
Um dos elementos básicos da estrutura sintática de um programa, análogo a uma palavra em linguagem natural.
sintaxe
As regras que governam a estrutura de um programa.
análise
Examinar um programa e sua estrutura sintática.
bug
Um erro em um programa.
depuração
O processo de encontrar e corrigir (depurar) bugs.