13.10 - Depuração

Quando estiver depurando um programa, especialmente se estiver trabalhando em um erro difícil, há cinco coisas que você pode tentar:

Leitura

    Examine seu código, leia-o para você mesmo e verifique se diz o que você pensou em dizer.

Execução

    Experimente fazer alterações e executar versões diferentes. Muitas vezes, ao se expor a coisa certa no lugar certo do programa, o problema fica óbvio, mas pode ser necessário construir o scaffolding.

Ruminação

    Pense por algum tempo! Qual é o tipo do erro: de sintaxe, de tempo de execução ou semântico? Quais informações você consegue obter a partir das mensagens de erro, ou da saída do programa? Que tipo de erro pode causar o problema que está vendo? O que você mudou por último, antes que o problema aparecesse?

Conversa com o pato de borracha (rubberducking)

    Ao explicar o problema a alguém, às vezes você consegue encontrar a resposta antes de terminar a explicação. Muitas vezes, não é preciso nem haver outra pessoa; você pode falar até com um pato de borracha. E essa é a origem de uma estratégia bem conhecida chamada de depuração do pato de borracha. Não estou inventando isso, veja https://en.wikipedia.org/wiki/Rubber_duck_debugging.

Retirada

    Em um determinado ponto, a melhor coisa a fazer é voltar atrás e desfazer as alterações recentes, até chegar de volta a um programa que funcione e que você entenda. Então você pode começar a reconstruir.

Programadores iniciantes às vezes ficam presos em uma dessas atividades e esquecem das outras. Cada atividade vem com o seu próprio modo de falha.

Por exemplo, a leitura do seu código pode ajudar se o problema é um erro tipográfico, mas não se o problema for conceitual. Se você não entende o que o seu programa faz, pode lê-lo cem vezes e nunca verá o erro, porque o erro está na sua cabeça.

Fazer experiências pode ajudar, especialmente se você executar testes pequenos e simples. No entanto, se executar experiências sem pensar ou ler seu código, pode cair em um padrão que chamo de “programação aleatória”, que é o processo de fazer alterações aleatórias até que o programa faça a coisa certa. Obviamente, a programação aleatória pode levar muito tempo.

É preciso pensar um pouco. A depuração é como ciência experimental. Deve haver pelo menos uma hipótese sobre qual é o problema. Se houver duas ou mais possibilidades, tente pensar em um teste que eliminaria uma delas.

Não obstante, até as melhores técnicas de depuração falharão se houver erros demais, ou se o código que está tentando corrigir for grande e complicado demais. Às vezes, a melhor opção é voltar atrás, simplificando o programa até chegar a algo que funcione e que você entenda.

Programadores iniciantes muitas vezes relutam em voltar atrás porque não suportam a ideia de eliminar sequer uma linha de código (mesmo se estiver errada). Para você se sentir melhor, copie seu programa em outro arquivo antes de começar a desmontá-lo. Então você pode copiar as partes de volta, uma a uma.

Encontrar um erro difícil exige leitura, execução, ruminação, e, às vezes, a retirada. Se empacar em alguma dessas atividades, tente as outras.