16.3 - Modificadores
Às vezes é útil uma função alterar os objetos que recebe como parâmetros. Nesse caso, as mudanças são visíveis a quem chama a função. As funções que fazem isso chamam-se modificadores.
increment
, que acrescenta um dado número de segundos a um objeto Time
, pode ser escrita naturalmente como um modificador. Aqui está um primeiro esboço:
def increment(time, seconds):
time.second += seconds
if time.second >= 60:
time.second -= 60
time.minute += 1
if time.minute >= 60:
time.minute -= 60
time.hour += 1
A primeira linha executa a operação básica; o resto lida com os casos especiais que vimos antes.
Esta função está correta? O que acontece se second
for muito mais que 60?
Neste caso não basta transportar uma vez, temos que continuar fazendo isso até que time.second seja menos de 60. Uma solução é substituir a instrução if
pela instrução while
. Isso tornaria a função correta, mas não muito eficiente. Como exercício, escreva uma versão correta de increment
que não contenha loops.
O que se faz com modificadores também pode ser feito com funções puras. Na verdade, algumas linguagens de programação só permitem funções puras. Há evidências de que os programas que usam funções puras são mais rápidos para serem desenvolvidos e menos propensos a erros que programas que usam modificadores. No entanto, modificadores são convenientes de vez em quando, e os programas funcionais tendem a ser menos eficientes.
De forma geral, recomendo que você escreva funções puras sempre que achar razoável e recorra a modificadores só se houver alguma vantagem clara. Esta abordagem pode ser chamada de programação funcional.
Como exercício, escreva uma versão “pura” de increment que cria e retorna um objeto Time
em vez de alterar o parâmetro.